[Dica] 7 Dicas Para Blogueiros Iniciantes #2 – Conteúdo

Eu já dei algumas dicas para quem está começando um blog. Naquele post eu falei mais sobre a atitude do blogueiro iniciante do que dicas relacionadas propriamente ao blog. Desta vez, a ideia é trazer dicas mais práticas para o seu dia-a-dia.

O tema de hoje é conteúdo. Muitas vezes, quando estamos pensando no que escrever, dá aquele bloqueio criativo enorme, em que você não consegue pensar em absolutamente nada para escrever. Eu já passei muito por isso e, óbvio, ainda passo. Nem sempre estou com a inspiração em alta e, por isso, ao longo destes quase dois anos de blog, eu aprendi a usar algumas ferramentas para me inspirar.

Por isso, hoje eu quero falar sobre 7 dicas para se inspirar e criar conteúdo para seus posts.

Sites com ideias de posts:

Alguns sites oferecem ideias de posts que você pode desenvolver. São os chamados “prompts”. Dê uma olhada no Daily Post, que é um site do pessoal do WordPress, que traz todos os dias uma ideia sobre a qual escrever. Além das ideias diárias, há os desafios semanais e os cursos que aprimoram a experiência de escrita, como Writing 101 e Writing 201. Apesar de estarem em inglês, vale a pena conferir e até mesmo se desafiar e escrever sobre os temas que eles propõem. Já escrevi sobre vários deles aqui e a experiência foi bem divertida.

Participe de blogagens coletivas:

Uma das coisas mais divertidas que descobri na blogosfera é a blogagem coletiva. Eu participo de vários grupos que sugerem temas mensais sobre os quais escrever. Adoro ler o que o pessoal escreve e sempre tento me desafiar escrevendo sobre o que foi proposto. É impressionante como a criatividade humana gera visões e abordagens completamente diferentes para uma mesma ideia. Funciona mais ou menos assim, o grupo define um ou mais temas para o mês e todos os blogueiros que quiserem podem escrever sobre aquilo, com a única recomendação de linkar o grupo. A ideia é usar o tema proposto como base e aplicar toda a sua criatividade pra explorar esse tema com o seu jeito, colocando suas características e escrevendo livremente. Já escrevi muita coisa a partir de blogagens coletivas. Eu costumo participar das blogagens coletivas do Rotaroots, do Blogs que Interagem e, às vezes do Coisas de Blogueiras.

Reveja seu conteúdo antigo:

Seus posts antigos são uma fonte importantíssima de conteúdo. Apesar de já ter escrito sobre algo, isto não significa que você não possa escrever de novo. Pode ser que sua opinião tenha mudado, ou então, que você tenha algo mais a acrescentar, que vale um novo post. Crie uma série de posts, explore um pouco mais algum tema que você só havia citado anteriormente, mas nunca se esqueça dos seus arquivos.

Leia posts em outros blogs:

Uma das coisas mais inspiradoras é visitar outros blogs e perceber que as pessoas nunca abordam um mesmo tópico da mesma maneira. Por isso, você pode esbarrar em um post que não fale tudo o que você pensa sobre algo e, além de comentar nesse post pra complementar o assunto (porque isso é legal e isso te faz crescer), este pode ser o tema para seu próximo post. Não se esqueça de linkar a pessoa que escreveu o que te inspirou. Além de educado, isso instiga o próprio autor a comentar no seu post! Lembre-se sempre que blogar é uma atividade em comunidade e, por isso, sua inspiração pode vir de quem você lê.

Faça rascunhos:

Nas despreze as ideias que surgem de repente. Pode ser que algo que você achou bobo se torne um post super legal no momento em que você se sentar para escrevê-lo. Anote os tópicos e as palavras-chave nas quais pensou quando a ideia veio em mente pela primeira vez e assim você não perderá as principais coisas sobre as quais escrever quando finalmente resolver deixar o post pronto para ser publicado. Logo você terá um belo calendário de posts programados!

Não poste qualquer coisa:

Em primeiro lugar, seu conteúdo precisa ter qualidade. Não escreva algo simplesmente porque algum post precisa ser publicado naquele dia. Seu público vai preferir mil vezes um post com um bom conteúdo e bem editado, mesmo que ele demore alguns dias para ser publicado. Um bom texto ou artigo, muitas vezes leva horas, ou dias, para ser escrito. É raro um texto que já fica pronto na primeira vez em que seu autor se dedica a escrevê-lo. Por isso, valorizar os textos que você lê nos seus blogs favoritos é tão importante.

Use o calendário:

Uma das ferramentas mais úteis para gerar conteúdo para seu blog é o calendário. Temas sazonais, ligados aos meses ou estações, ajudam a preencher lacunas no seu calendário editorial e até mesmo a criar categorias ou séries de posts às quais seus leitores podem recorrer, mesmo depois de muito tempo! Feriados como o Natal, a Páscoa, as estações do ano e os períodos de férias podem gerar ideias excelentes sobre as quais escrever.

Mora em Ribeirão Preto, gosta de ler desde sempre. Apaixonada por café, por um bom vinho e por histórias que aquecem o coração.

2 thoughts on “[Dica] 7 Dicas Para Blogueiros Iniciantes #2 – Conteúdo

    • Olá!!
      Normalmente a blogagem coletiva é a escolha de um tema por algum grupo de blogueiros. Assim, a partir de um mesmo tema dentro do mês, vários blogueiros escrevem sobre o mesmo assunto. É interessante o resultado, pois você percebe a infinidade de pontos de vista que existem sobre o mesmo tema. Vale a pena procurar grupos de interação no Facebook ou G+!
      desculpe a demora em responder!! Estava com uns probleminhas, mas agora estou de volta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge