[Resenha] Diário de Um Adolescente Apaixonado – Rafael Moreira

Diário de um Adolescente Apaixonado_Capa.indd

 

Título: Diário de um Adolescente Apaixonado

Autor: Rafael Moreira

Editora: Novo Conceito

Ano: 2015

Páginas: 128

Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.

Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.

O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.

O que eu achei de O Diário de Um Adolescente Apaixonado?

O livro Diário de um Adolescente Apaixonado, de Rafael Moreira, é um livro escrito por um adolescente para adolescentes. O livro é composto por 24 crônicas que tratam de diversos assuntos relacionados ao universo adolescente, pela perspectiva de um deles, mas com um enfoque bastante intimista. Claro que tem o toque de humor e a coloquialidade do texto típico desta fase da vida, mas o livro tem um bom vocabulário e uma construção interessante.

Apesar de não ter me envolvido o suficiente com a obra, devido ao fato de ela ser  muito voltada para o público adolescente, achei interessante a perspectiva dele sobre a vida. Acho até que seja raro um garoto, nos dias de hoje, com a cabeça que ele tem para certos assuntos. Ao longo do texto e chegando mais ao final da leitura, fui entendendo o por que.

A edição do livro Diário de Um Adolescente Apaixonado está muito bem feita, com um estilo meio scrapbook, com recortes, fontes diferentes, ilustrações e uma diagramação que vai atrair muito a atenção da garotada. A única ressalva que tenho é que alguns trechos citados como quotes, ao longo das crônicas, apesar de estarem em outros textos do mesmo livro, algumas vezes não estavam relacionados com o tema da crônica onde estavam inseridos, aí eu fiquei muito perdida… No mais, gostei bastante!

Tenho um irmão adolescente, para quem vou recomendar a leitura de Diário de Um Adolescente Apaixonado e estou pensando, inclusive, em fazer uma propaganda para os filhos de algumas amigas, também. Vale a pena conhecer o trabalho desse garoto, você vai se apaixonar!

Mora em Ribeirão Preto, gosta de ler desde sempre. Apaixonada por café, por um bom vinho e por histórias que aquecem o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge